Sistema de Hidrantes

MANGUEIRAS DE INCÊNDIO: TIPO 1 OU TIPO 2?

Acompanhe esse texto para não errar na hora da compra das mangueiras.

3 de set. de 2024

Mangueira de incêndio e inscrição: tipo 1 e tipo 2
Mangueira de incêndio e inscrição: tipo 1 e tipo 2

As mangueiras de incêndio mais utilizadas no sistema de hidrantes são os modelos classificados em tipo 1 e tipo 2. É comum encontrar mangueiras incorretas nas edificações, o que causa inconformidades junto ao Corpo de Bombeiros nas vistorias.

Acompanhe também nosso conteúdo em vídeo:


TIPOS DE MANGUEIRAS

As mangueiras do tipo 1 são utilizadas em edificações residenciais, por exemplo, em prédios de apartamentos. Já as mangueiras tipos 2 são usadas em edificações comerciais e industriais. Na prática, esses dois tipos de mangueiras suportam pressões diferentes: enquanto a tipo 1 é fabricada para a pressão de 980 kPa, a tipo 2 suporta a pressão de 1370 kPa.

Existem ainda mangueiras para áreas industriais dos tipos 3, 4 e 5 que podem ser aplicadas nos projetos a critério do projetista.

Mas como saber qual o tipo da mangueira? No próprio duto flexível deve conter a informação do tipo juntamente com o fabricante, ano e norma.

 

DIÂMETROS

As mangueiras de hidrantes são fabricadas nos diâmetros de 1 ½” (38 mm) e 2 ½” (63 mm). No caso do produto tipo 1, há apenas mangueiras disponíveis no diâmetro de 1 ½”. Já as mangueiras do tipo 2 podem ser dos dois diâmetros citados. A escolha do diâmetro, nesse caso, depende das especificações do projeto, que segue as normas técnicas do Corpo de Bombeiros. Em edificações de maior risco utilizam-se as mangueiras de maior diâmetro pela necessidade de maiores vazões.  

 

COMPRIMENTOS

As mangueiras podem ser adquiridas nos comprimentos de 15 ou 20 metros. Elas podem ser acopladas umas nas outras para formar comprimentos maiores. Para abrigos internos à edificação podem ser usadas até 2 mangueiras de 15 metros por tomada d’água. No caso de opção por abrigos externos, podem ser utilizadas até 4 mangueiras de 15 metros ou 3 de 20 metros, totalizando 60 metros de mangueira, conforme NPT 022 do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Muito cuidado! Você encontrará no mercado mangueiras com comprimentos de 30 metros, mas elas não são aceitas pela NPT 022. Isso de dá ao fato da dificuldade de desenrolar mangueiras muito longas rapidamente na situação de emergência.

 

MANUTENÇÃO

Todos os anos as mangueiras devem passar por teste hidrostático para verificação dos componentes de vedação e de sua capacidade de suportar as pressões previstas na NBR 12779. Além disso, a cada 6 meses as mangueiras devem passar por inspeção visual.

Com o tempo e com o uso, as mangueiras podem furar, ressecar ou até mesmo ter suas conexões amassadas. Em caso de furos próximos às pontas, que não façam as mangueiras perderem mais de 5% do seu comprimento, pode ser realizada a empatação. No caso de furos em outras partes das mangueiras, deve-se condená-la.

A empatação consiste em descartar a parte com defeito e recolocar a ponta da mangueira para que a mesma possa ser aprovada e devolvida para uso.

 

Precisa testar suas mangueiras ou adquirir mangueiras novas? Entre em contato conosco.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!